Cerrar
⭐️Haz clic en el enlace ver hofertas aqui para obtener un kit de cupones de ?$100 o ⭐️ Busca aah67671 en la aplicación Temu para obtener un ?30% de descuento. ver hofertas aqui

LEI NATURAL e DIREITOS DOS ANIMAIS em Rousseau | 2 Minutos de Filosofia

  • O vídeo trata dos direitos naturais e do Estado de Natureza em J.J. Rousseau. A ideia foi demonstrar os limites para a ética animal a partir da lei natural e dos direitos naturais daí advindos. Para Rousseau, os homens podem comer e se utilizar dos animais, porém têm um dever de não crueldade em razão da senciência dos animais irracionais.
    ?NOVIDADE: livro “A justiça e a lei natural em John Finnis” [ bit.ly/LivroLeiNaturalJohnFinnis ]
    O livro é uma introdução didática à teoria do direito natural de John Finnis. O texto aborda a relação entre lei natural, justiça e direitos naturais. John Finnis é professor da Universidade de Oxford e o principal defensor da Nova Escola de Direito Natural. O seu jusnaturalismo propõe uma versão contemporânea das filosofias de Platão, Aristóteles e Tomás de Aquino. Como diferencial, a obra apresenta a última versão da lista de bens humanos básicos e o princípio supremo da moral defendidos por Finnis na 2ª Edição de Lei Natural e Direitos Naturais (2011). Conceitos fundamentais para a plena compreensão do que seja a lei natural e ainda pouco explorados no Brasil.
    Sumário
    1 Justiça, lei natural e direitos naturais
    2 O que é lei natural?
    3 Bens humanos básicos
    4 Exigências da razoabilidade prática
    5 O princípio supremo da moral
    ⚡️LINK PARA AQUISIÇÃO NO bit.ly/3l6pKMx
    Prof. Dr. Leandro Cordioli. Pós-doutor e Doutor em Filosofia (PPGFil, PUCRS). Mestre em Direito (PPGDir, UFRGS). Advogado.
    Em breve, lançamento do curso sobre Lei natural e direitos naturais de John Finnis. Vou disponibilizar informações nas redes sociais e no Linktree!!!
    ✅Linktree Leandrocordioli: linktr.ee/Leandrocordioli
    Currículo Lattes: lattes.cnpq.br/4005497957612111
    Redes sociais:
    AcademiaEdu: independent.academia.edu/LeandroCordioli
    Facebook: www.facebook.com/Prof.LeandroCordioli/
    Instagram: www.instagram.com/leandrocordioli
    Site na internet:
    +Sobre o Prof. Leandro Cordioli: www.leandrocordioli.com.br
    Veja também:
    A dignidade dos animais em Kant youtu.be/z3jQ8MlY9o4
    Tudo sobre justiça youtube.com/playlist?list=PLck-T2hM92vStffe8K_NArY4PUAk7jvZt
    Jusnaturalismo youtube.com/playlist?list=PLck-T2hM92vTUYdmZizGPuzD1N7rYoxpR
    +2Minutos de Filosofia do Direito youtube.com/playlist?list=PLck-T2hM92vTFVxR7t2SzZM4S7zp3Svk6
    Leia:
    Direitos dos animais
    “Desse modo, não se é mais obrigado a fazer do homem um filósofo em lugar de fazê-lo um homem; seus deveres para com outrem não lhe são unicamente ditados pelas lições tardias de sabedoria e, enquanto resistir ao impulso interior natural da comiseração, jamais fará mal a um outro homem, nem mesmo a um ser sensível, exceto no caso legítimo em que, encontrando-se em jogo sua conservação, é obrigado a dar preferência a si mesmo. Por esse meio, terminam também as antigas disputas quanto à participação dos animais na lei natural, pois é claro que, desprovidos de luzes e de liberdade, não podem reconhecer tal lei. Mas, possuindo algo de nossa natureza, devido à sensibilidade de que são dotados, julgar-se-á que devam também participar do direito natural e que o homem esteja obrigado para com eles a certos deveres. Parece, com efeito, que, se estou obrigado a não praticar mal para com meu semelhante, é menos por ser ele um ser razoável do que por ser um ser sensível, qualidade que, sendo comum ao animal e ao homem, pelo menos deve dar a um o direito de não ser maltratado inutilmente pelo outro.”
    “[…] o homem selvagem, privado de toda espécie de luzes, só experimenta as paixões desta última espécie, não ultrapassando, pois, seus desejos a suas necessidades físicas. Os únicos bens que conhece no universo são a alimentação, uma fêmea e o repouso; os únicos males que teme, a dor e a fome.” (ROUSSEAU, Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens)
    #Rousseau #DireitosDosAnimais #ÉticaAnimal

    Category : Videos

    #lei#natural#direitos#dos#animais#em#rousseau#2#minutos#de#filosofia

    0 Comments and 0 replies
A continuación, explicaremos cómo parrandasjal, nuestros socios y otras empresas externas hacen uso de estas tecnologías, de tu configuración de privacidad y de las demás opciones que tienes a tu disposición.
Privacy policyAccept and close
arrow_drop_up

⭐️Haz clic en el enlace* VER HOFERTA AQUI para obtener un kit de cupones de ?$100 o ⭐️ Busca aah67671 en la aplicación Temu para obtener un ?30% de descuento. VER HOFERTA AQUI